Sobre nós

História do CTAC

Em meados dos anos 90, um pequeno grupo de aventureiros passou a se organizar e sair em busca de um dose extra de adrenalina em meio ao terreno acidentado que margeia a cidade de Afonso Cláudio, popularmente conhecidos como TRILHEIROS, sem muita força e com poucos adeptos o esporte era praticado de forma não muito organizada, com motos de uso urbano adaptadas ao off-road. A partir de 2006 com a maciça entrada de motos de uso especifico para a prática do esporte e com condições mais acessíveis, essa modalidade passou a ganhar força em todo o país e consequentemente os TRILHEIROS passaram a conhecer as motos próprias para a prática do off-road, e Afonso Cláudio, como em outras partes do país passou a ter várias pessoas interessadas em aderir ao esporte, que agora com mais oportunidades em matéria de motos, passou a se tornar um esporte com grande número de adeptos, que pode ser praticado tanto em modalidade de lazer, como os encontros de trilheiros ou competições de motocross e enduro que testam o desempenho individual dos pilotos podendo percorrer até 160km em uma única prova. Mas durante algum tempo até por volta de 2009, o Clube de Trilheiros de Afonso Cláudio - CTAC, que já se denominava desta forma, ainda continha poucos membros, mais especificamente 13 ao todo, que lutaram para tornar o clube mais forte e melhor representado entre os esportes locais, mas ainda surgia um problema, que era a falta de representatividade frente as autoridades do município de Afonso Cláudio, foi quando os membros que aumentavam mês após mês, passarem a investir em publicidade em festas locais e a criação do site www.clubedetrilheiros.com.br, que muito difundiu e apresentou o esporte aos demais cidadãos comuns. E em 02/08/2011, com mais de 80 membros cadastrados o antes e informal CTAC – CLUBE DE TRILHEIROS DE AFONSO CLÁUDIO –ES, passou a se tornar um associação regularizada e representada nos diversos setores da sociedade de Afonso Cláudio e até do Estado do Espirito Santo, quando pilotos passaram a frequentar assiduamente os encontrões de cidades vizinhas onde habitualmente mais de 300 pilotos praticam o esporte em caráter de lazer, e também nas competições estaduais, fazendo Afonso Cláudio se representar junto as demais cidades capixabas. Atualmente o CTAC, é apoiado pelas entidades públicas e empresas privadas do município de Afonso Cláudio que tem contribuído sistematicamente para a ampliação e difusão do esporte off-road sobre duas rodas na região, nos ajudando a promover eventos e competições de Enduro na região.