VERONA VENCE SEGUNDO DIA NA ESLOVÁQUIA – HOLCOMBE É O NOVO LÍDER DE PONTOS

  • Postado em 3 JULHO, 2023
  • Por Adonias

Escrito por Jon Pearson jon.pearson@enduro21.com - Crédito da foto: Future7Media | Andrea Belluschi

O Campeonato Mundial de EnduroGP de 2023 resulta de um dia chuvoso torrencial dois na Eslováquia, onde Andrea Verona vence seu primeiro GP da temporada para GASGAS - o segundo por 2,4 segundos dá a Steve Holcombe a liderança de pontos da série.

 2023 EnduroGP da Eslováquia Dia 2 em poucas palavras:

  • Uma dose de chuva durante a noite contribuiu para um início um pouco cauteloso do segundo dia em Gelnica. Sob a cobertura havia muito lodo e os sulcos só ficavam mais profundos, mas quando o céu se abriu à tarde, criou condições bíblicas nesta quinta rodada do campeonato mundial de 2023.
  • O segundo dia foi outra guerra de atrito com menos de 10 pilotos terminando as respectivas classes seniores (E1, E2 e E3).
  • O dia se desenrolou com uma história semelhante ao primeiro dia: Steve Holcombe teve a medida dos testes mais difíceis e mais longos para estabelecer uma lacuna na frente. Mas uma vantagem de 10 segundos se tornou um déficit de 20 segundos no primeiro teste de enduro da segunda volta, quando o Beta decidiu que precisava descansar um pouco…
  • Verona herdou a liderança e a partir daí o controle passou a ser dele, apesar de uma chuva horrenda que dificultou a vida de todos. Os tempos de Holcombe deram a ele uma chance e a diferença diminuiu drasticamente antes de Verona manter todos na ponta de seus assentos fazendo o último teste mais tarde do que a maioria de seus rivais.
  • 10 segundos mais lento que Holcombe provou ser o suficiente para fazer o trabalho para o atual campeão, que conquistou sua primeira vitória geral e na classe E2 da temporada.
  • “Cometi alguns erros hoje, mas as condições eram muito, muito difíceis e todos cometeram erros.” Andréa explicou. “Estou muito feliz com a minha pilotagem neste fim de semana e com a vitória geral hoje. Foi bom para a equipe porque os últimos GPs foram difíceis para nós, então este é graças a eles, eles trabalharam muito.
  • Steve Holcombe estava mais do que feliz com a pilotagem neste fim de semana, até porque ele assumiu a placa de ouro do líder do campeonato mundial: “ Eu sabia que vir aqui era uma chance de somar alguns pontos. Após a vitória na Suécia e no Campeonato Italiano, a sensação foi muito boa com a moto e os testes foram longos, meu tipo de corrida realmente. Tentei manter a consistência durante todo o fim-de-semana e o Andrea também andou muito bem. Sabíamos que havia chance de chuva, mas eu não esperava tanto! Cometemos alguns erros e tive um problema técnico em um que me fez perder muito tempo, mas às vezes é assim. Depois de um dia como esse, estou feliz por ficar em segundo e com a placa de ouro para Portugal.”
  • A luta para ser o melhor piloto da Sherco novamente se estendeu ao pódio geral com Hamish Macdonald recebendo essa honra hoje. O Kiwi tem ameaçado durante toda a temporada e com Freeman e Garcia fora de jogo neste fim de semana, ele roubou a chance de seu primeiro pódio no EnduroGP: “Estou muito feliz com minha pilotagem neste fim de semana. Viemos para cá com uma moto nova, novas configurações, tudo novo. Lutei um pouco ontem para encontrar o ritmo e foi um dia difícil com a chuva, mas obviamente estou feliz por conseguir meu primeiro pódio geral na classe GP. 
  • Assim como no primeiro dia, foi revigorante ver alguns nomes diferentes no topo das folhas e neste segundo dia que incluiu Mikael Persson, Antoine Magain, Jamie McCanney e Samuele Bernadini – que terminou como melhor piloto da Honda.
  • A batalha pela vitória na classe E3 viu Persson aproveitar sua experiência escandinava na neve para superar alguns dos sulcos e conquistar a vitória e o quarto lugar geral, seu melhor resultado da temporada.
  • Notavelmente, não foi até a última volta que o lesionado Josep Garcia desistiu da vitória na classe E1. A dor de um ombro revestido provou ser demais após os dois longos dias e o piloto da KTM teve que “se contentar” com o segundo lugar na E1 e P6 geral.
  • Jamie McCanney ficou mais do que feliz em capitalizar, chegando forte na chuva e na lama para conquistar sua primeira vitória no campeonato mundial desde 2018 e a primeira vitória da Fast Eddy Racing.
  • Pelo terceiro dia consecutivo de GP (na verdade, o quarto, se você desconsiderar uma penalidade de tempo no primeiro dia na Suécia), Albin Norrbin foi o ato de classe nos juniores. O sueco Fantic 300 montado em dois tempos já havia ganhado meio minuto de vantagem no final da primeira volta
  • Atrás de Albin as coisas estavam muito mais próximas com uma luta a três entre Jed Etchells, Max Ahlin e Jeremy Sydow pelos lugares do pódio. Etchells mudou na última volta para se livrar e diminuir a enorme diferença para o primeiro, não foi o suficiente Norrbin vence pelo terceiro dia na recuperação, Etchells mantém sua liderança de pontos com o segundo para uma dobradinha Fantic e Max Ahlin reivindicou o último lugar no pódio Júnior.
  • Thibault Giraudon repetiu o desempenho para começar seu primeiro dia em Gelnica, liderando a classificação da categoria Juvenil, mas seu rival francês Leo Joyon. Uma forte segunda metade do dia no pior deu a Joyon a vitória à frente dos quatro primeiros franceses de Giraudon e dos irmãos Clauzier Clement e Maxime, com o líder da série Kevin Cristino sofrendo na queda por seus piores resultados da temporada em P5.
  • As honras da classe aberta foram para Enzo Marchal por uma confortável margem de quase dois minutos à frente do terceiro arranhão de Jiri Hadek - a dupla levando as honras da classe Open 4T e Open 2T, respectivamente.
  • O dia terminou com os pódios de ambos os dias, que foram precedidos por um minuto de silêncio em memória de Jaroslav Diro, seguido pelo hino nacional eslovaco.

Escrito por Jon Pearson
jon.pearson@enduro21.com