RESULTADOS DO ENDURO GP FINLANDIA DE 2023: GARCIA LUTA CONTRA OS PILOTOS BETA NO DIA 2

  • Postado em 29 MAIO, 2023
  • Por Adonias

Publicação original de: Enduro21.com - Créditos da foto: Future7Media - Escrito por Joan Pearson

Resultados do segundo dia do Campeonato Mundial de EnduroGP de 2023 do GP da Finlândia, onde Josep Garcia levou a melhor em uma luta a três pela vitória com Brad Freeman e Steve Holcombe - o piloto da Red Bull KTM conquistou sua primeira classificação geral da temporada.

 

2023 EnduroGP da Finlândia, segundo dia em poucas palavras:

  • Se Brad Freeman foi dominante no primeiro dia em Heinola, os garotos atrás dele mudaram para o segundo dia e desafiaram o recorde de 100% de vitórias do piloto Beta.
  • Josep Garcia e Steve Holcombe foram perseguidos em testes bem batidos que mais uma vez provaram ser um duro desafio para todos os pilotos e produziram algumas grandes lacunas no tempo. Assim como nos GPs anteriores deste ano, os três primeiros estavam fazendo o resto parecer que estavam jogando um jogo ligeiramente diferente.
  • Freeman ainda estava nele, após a primeira volta ele tinha 10 segundos de vantagem sobre Garcia com Holcombe menos de um segundo atrás em terceiro. Um erro em seu teste de enduro favorito na segunda volta diminuiu o tempo e a luta foi boa e verdadeira quando a última volta começou com Holcombe carregando uma pequena vantagem de quatro segundos.
  • O confronto final da volta viu Garcia o mais rápido no teste cruzado pela terceira vez, recuperando a liderança enquanto Holcombe perdia sete segundos preciosos.
  • Parecia que o próximo teste de enduro seria crucial com os três primeiros separados por seis segundos e todos os olhos estavam na tela enquanto cada um passava pela trave: Brad foi o mais rápido antes de Steve ultrapassar seu companheiro de equipe, mas foi Josep quem acertou em cheio, cinco segundos mais rápido para estender crucialmente seu tempo total para oito segundos sobre Holcombe.
  • A diferença provou ser impossível de bater na viagem final através do teste curto e extremo e o espanhol conquistou sua primeira vitória geral da temporada, além da vitória na classe E1: “No geral, eu estava rodando bem no teste cruzado e no teste extremo, mas apenas um um pouco no teste de enduro no primeiro dia. Depois de ontem voltei a fazer o teste para ver onde consigo carregar mais velocidade e hoje conseguimos. Sinto-me tão bem com a moto e é sempre bom quando conquistas a tua primeira vitória na temporada e com uma moto nova.”
  • Brad roubou o segundo lugar geral de seu companheiro de equipe (a primeira regra nas corridas é vencer o cara ao seu lado no toldo, diz Brad), por 0,7 direito na trave final, mas vence a E3 confortavelmente: “Para ser honesto, sou desapontado com a maneira como eu estava andando. Eu não estava andando como tenho feito o ano todo. Fui para o segundo teste de enduro dizendo a mim mesmo: 'este é o certo' e tive uma pequena queda, nada grande, mas bati com a cabeça com força no chão. Tirei o segundo lugar de Steve naquele último teste, mas com o resultado não posso reclamar. Parabéns ao Garcia, ele rodou melhor hoje.”
  • Tão perto, mas tão longe, Steve Holcombe, que amaldiçoará o tempo perdido no teste cruzado final, mas diz que está feliz por estar na mistura em momentos como este e aumenta sua vantagem de pontos E2: “É uma pena ir para a última volta liderando e saindo em terceiro, mas é corrida, estávamos todos forçando. Parabéns ao Josep, ele fez um teste de enduro e cross muito bom e é uma pena perder o terceiro lugar no último teste extremo. Mas é assim que funciona, no geral estou muito feliz, animado para estar na mistura e feliz com o meu resultado.
  • Andrea Verona foi fraco neste fim de semana, estranhamente superado pelos três primeiros e admitindo que está perdendo alguma coisa. O Campeão do Mundo italiano conquistou o quarto lugar, mas ficou quase um minuto atrás com Hamish Macdonald completando os cinco primeiros.
  • Jed Etchells repetiu o desempenho no segundo dia para a vitória do Junior para o Fantic. Novamente olhando para casa em condições muito familiares para o Manxman, ele conquistou o primeiro lugar à frente de Albin Norrbin e Max Ahlin, que subiram ao pódio pelo segundo dia consecutivo.
  • O mesmo vale para a classe Juvenil, onde Kevin Cristino conquistou o segundo dia na Finlândia, sua sexta vitória em seis nesta temporada. 35 segundos foi a diferença para a dupla francesa Leo Joyon e Thibault Giraudon, que trocaram de lugar hoje no pódio.
  • A classe Feminina viu uma luta mais acirrada, não pela vitória, que foi de Jane Daniels o dia todo novamente, mas aqui atrás pelo pódio.
  • Os finalistas do pódio do primeiro dia, Jess Gardiner e Rosie Rowett, tiveram Francesca Nocera e Hedvig Malm como companhia, mas embora Nocera tenha vencido os testes, Daniels estava em um nível diferente no teste de enduro muito difícil.
  • A margem de vitória foi menor, mas ainda impressionante 1:42 para Daniels à frente de Nocera e Malm em terceiro.
  • Após uma aposentadoria no primeiro dia, Enzo Marchal conquistou a vitória na classe Aberta antes da vencedora do primeiro dia, Aleja Ceballos-Escalera Lopez.

2023 EnduroGP da Finlândia dia 2, resultados do EnduroGP:

finland_day_2_classification_enduro_gp-1finland_day_2_classification_enduro_gp-2

 

Resultados da classe E1:

finland_day_2_classification_enduro_1

 

Resultados da classe E2:

finland_day_2_classification_enduro_2

 

Resultados da classe E3:

finland_day_2_classification_enduro_3

 

Resultados juniores:

finland_day_2_classification_junior-1

 

Resultados juvenis:

finland_day_2_classification_youth-1

 

Resultados femininos:

finland_day_2_classification_women

 

Resultados da aula aberta (scratch):

finland_day_2_classification_open_

 

Crédito da foto: Future7Media

 

Escrito por Jon Pearson
jon.pearson@enduro21.com